Visita de estudo - Museu Marítimo de Ílhavo

No dia 18 de maio, eu e  um grupo de alunos  com Necessidades Educativas Especiais fizemos uma visita de estudo a Ílhavo para visitar o Museu Marítimo e o Navio-Museu Santo André.
Saímos da escola por volta das 9 horas. Parámos na estação de serviço mais próxima de Aveiro para comer. Depois, prosseguimos viagem até Ílhavo.
Começámos por visitar o Museu Marítimo de Ílhavo. Neste bonito museu, os visitantes podem apreciar várias coleções relacionadas com  a pesca do bacalhau e a ria de  Aveiro.  Gostei muito de ver barcos típicos de Aveiro e o Aquário de bacalhaus. A guia do museu explicou-nos que os bacalhaus têm uma visão fraca e que o barbilho serve para eles se orientarem e para verem se há predadores.
Durante a visita, tirámos muitas fotografias. A seguir, fomos almoçar à cidade da Gafanha da Nazaré. No final do almoço, comemos um gelado com as professoras e as assistentes operacionais.
De tarde, fomos visitar o Navio Santo André. Este navio é verdadeiro e foi o segundo melhor arrastão do bacalhau. Foi construído na Holanda em 1948 e fez a última viagem nos anos 90.
Neste navio, visitámos as camaratas dos pescadores e dos oficiais, a cozinha, o guincho, os porões de salga e de congelados, a ponte de comando…
A seguir à visita, fomos ver a praia da Barra. Lá vimos o farol e apanhámos conchas de mexilhões muito giras.
Depois, fomos à praia da Costa Nova, onde vimos casinhas às riscas vermelhas, amarelas, pretas e verdes e comprámos prendinhas para os nossos pais.
Finalmente, antes de regressarmos a Canas, fomos lanchar ao Rossio, em Aveiro.
Foi uma viagem muito interessante e divertida.