Dia Escolar da Não Violência e da Paz
30-01-2018 00:00
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz celebra-se anualmente a 30 de janeiro, desde 1964.
Com esta comemoração criada por iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, pretende-se sensibilizar governantes, pais, educadores, professores e jovens para a necessidade de uma educação para a paz, promovendo valores como a solidariedade, o respeito pelos outros, a igualdade, a tolerância, a cooperação e não violência. Esta data começou por se comemorar apenas Espanha, mas depressa foi acolhida internacionalmente.
Apesar do empenho de várias organizações internacionais que lutam pela paz, vive-se atualmente um período conturbado, marcado pelo aumento de conflitos e guerras, com consequências devastadoras para os povos envolvidos e com consequências imprevisíveis e dimensão planetária.
É necessário denunciar e combater as injustiças e todas as formas de opressão e exigir a resolução pacífica dos conflitos internacionais.
A educação para a Paz deve, por isso, merecer o empenho de todos.
Assim, promover o diálogo e a comunicação entre todos, impedir situações de bullying, incrementar o espírito de solidariedade e o respeito pelos outros são objetivos deste dia.