Bem-vindo ao nosso blogue

Este sítio pretende dar a conhecer o projeto "Todos juntos podemos Ler" a desenvolver no Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. 

 

Com este projeto, iniciado no ano letivo 2014/ 2015, pretendemos melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos com NEE, principalmente no domínio da leitura, e dotar a biblioteca de novos recursos mais dinâmicos e interativos. 

 

CANTINHO DA LEITURA

 

A fim de se promover a leitura, a difusão e divulgação de textos dramáticos, obras cinematográficas e audiovisuais, a equipa da BE em colaboração com os professores de Educação Especial, técnicos especializados (SPO e CRI) e com os professores das turmas envolvidas promoveram, ao longo do ano, atividades de leitura, expressão dramática e visionamento de filmes...     CONTINUAR A LER 

VISITA DE ESTUDO ÀS ESTUFAS "TURMINHA DAS FLORES" - AGUIEIRA

 

No sentido de proporcionar novas situações de aprendizagem e de promover a prática de atividade física, no âmbito da iniciativa “Maio, Mês do Coração”, no dia 17 de maio, os alunos com Currículo Específico Individual, acompanhados pelas psicólogas da escola, pelas professoras de Educação Especial e por uma assistente operacional, fizeram uma caminhada para visitar as estufas “Turminha das Flores”, de Aguieira, onde se cultivam exclusivamente rosas. Continuar a ler 

Dia da Liberdade - 25 de abril
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de Abril. Neste dia celebra -se  fim do regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governou Portugal desde 1933 até 1968. O golpe de Estado militar que pôs termo à Ditadura foi levado a  cabo, a 25 de abril de 1974, por militares portugueses apoiados  pelas  população portuguesa. O exército depôs o presidente Marcelo Caetano sem violência e este exilou-se no Brasil, onde faleceu em 1980.
O símbolo do dia 25 de abril é um cravo, porque foi esta a flor que a população colocou nas armas dos militares. 
 
 
Rúben Castanheira, n.º 21, 8.º A 
 
 
O Dia Mundial do Livro, comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, pretende promover a leitura, o respeito pelos livros e prestar homenagem ​aos escritores. 
Esta  data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril que nasceu e faleceu William Shakespeare. Foi também a 23  de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov.
 
 

Feira do Livro (De 16 a 20 de abril)

 

A Feira do Livro trouxe à escola livros de diferentes autores, de todos os géneros, para todas as idades. 

Não te esqueças de passar por lá!

 

 

O Departamento de Educação Especial  e a equipa da BE desejam a todos uma Páscoa muito feliz. 

Para a tornar mais doce e apetitosa clique aqui 

 

 

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - 2 de abril 

 

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e é mundialmente celebrado a 2 de abril.
 
O autismo é uma dificuldade do desenvolvimento infantil. Não existe uma cura, mas alguns métodos de intervenção psicopedagógica têm tido resultados positivos, em particular no controlo de comportamentos específicos, permitindo uma melhor adaptação das crianças e adultos à vida em sociedade.
 

Encontro com a escritora Ana Saldanha

 

No dia 1 de março, fui com a  minha turma à biblioteca ouvir a escritora Ana Saldanha falar sobre o seu livro "Escrito na parede". Neste encontro participaram também os alunos do 7.º A e do 9.º A. 

Depois da sua apresentação, a  escritora começou por fazer um breve resumo do livro  e, a seguir, respondeu às perguntas dos alunos que pareciam curiosos. 

No livro "Escrito na parede", Daniel, a personagem principal, vive preocupado, porque a sua mãe desapareceu e ele não sabe o que fazer. A sua única  companhia  é Rufo, um cão rafeiro, gordinho e maldisposto. 

Ana Saldanha nasceu em 1959, no Porto. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas. É mestre em Literatura Inglesa e doutorada em Literatura Inglesa e Tradução.  Foi professora de Português no ensino secundário e no ensino superior. 
Escreveu vários livros para crianças e jovens e também fez traduções. Algumas das coleções  mais conheicidas são: «Vamos Viajar», «Palmo e Meio», «Livros do Dia e da Noite», «Era uma Vez… Outra Vez» e «Livros do Dia e da Noite».
Os temas abordados nas suas obras são didáticos, por exemplo: malefícios do tabagismo, tecnologias, racismo, família, liberdade, amor, amizade, etc.  
Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. 
 
 

Alexandre Santos , n.º 3, 7.º B

Dia Internacional da Mulher - 8 de março 

 

O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano é “O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”.

Com este dia, a ONU pretende homenagear as mulheres de todo o mundo, que viram os seus direitos violados por terem nascido mulheres e que lutaram por direitos de cidadania.

Assim, no intuito de sensibilizar a comunidade educativa para a importância do papel da mulher na sociedade, no dia 8 de março, o Departamento de Educação Especial assinalou este dia com as atividades seguintes: 
- “Marcha Turca” - os alunos da UEEA (Unidade de Ensino Estruturado para alunos com Perturbações do Espectro do Autismo), acompanhados pelas suas professoras e pelas assistentes operacionais da Unidade, apresentaram aos alunos dos 10.º e 11.º anos a “Marcha Turca”, de Mozart. Os alunos aprenderam esta música durante as aulas de Musicoterapia. 
- Palestra: “A importância acrescida do papel da mulher nas instituições da sociedade portuguesa” - dinamizada pela vice-presidente da Câmara de Nelas, Dr.ª Sofia Relvas. Durante esta conversa, os alunos do 10.º e 11.º ano foram convidados a refletir sobre o motivo pelo qual se comemora o Dia Internacional da Mulher e sobre a importância do papel das mulheres nas instituições. Os discentes manifestaram grande envolvimento, foram participativos e interagiram com a oradora de forma interessada e dinâmica. 
- Um dia para recordar - ao longo do dia, foram, ainda, oferecidas às mulheres (e aos homens) da comunidade educativa lembrancinhas personalizadas, elaboradas pela professora Amélia Fonseca com a ajuda dos alunos com Currículo Específico Individual. Foram, também, afixados pequenos cartazes a alertar para importância deste em diferentes espaços da escola sede. 
 

 

 
Carnaval de Canas de Senhorim 
 
 
O Carnaval em Canas de Senhorim nasceu com a formação dos bairros do Paço e do Rossio. Estes dois grupos, muitos diferentes socialmente, começaram a confrontar-se no Carnaval, porque poderiam criticar o que estava mal a brincar.
Atualmente, na 3ª Feira de Carnaval, os dois bairros confrontam-se no "Despique" a cantar e a dançar.  O vencedor é o  grupo que se impuser na alegria e na boa disposição. 
A 2ª Feira de Carnaval divide-se em dois momentos. De manhã, acontece a Farinhada, em que as raparigas que saírem de casa até ao meio dia correm o risco de serem enfarinhadas. À tarde, é a 2ª Feira das Velhas. Cantam-se marchas antigas e desfila-se com fatos alusivos ao passado.
O Carnaval termina na 4ª Feira de Cinzas, com a Queima do Entrudo.
 
Pesquisa feita por António Duarte, 7.º A
 
1ª Concentração de Boccia
 
No dia 23 de Janeiro de 2018, a nossa escola participou na 1ª Concentração de Boccia, em Carregal do Sal, no âmbito do Desporto Escolar.
 
Na competição participaram sete equipas, representantes de sete escolas (EB 2,3 / S Eng.º Dionísio Augusto Cunha de Canas de Senhorim, ES de Carregal do Sal; ES Molelos, ES Dr. José Lopes Oliveira  de Mortágua; EB - Caramulo EB de Santa Comba Dão e EB de Tondela)
 
O aluno Rúben Castanheira ficou em 3.º lugar na categoria individual.
 
Parabéns a todos os participantes e em especial aos nosso alunos e professores.
 
Fotos retiradas daqui
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz 
 
 
                                      
 
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz celebra-se anualmente a 30 de janeiro, desde 1964.
 
Com esta comemoração criada por iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, pretende-se sensibilizar governantes, pais, educadores, professores e jovens para a necessidade de uma educação para  a paz, promovendo valores como a solidariedade, o respeito pelos outros, a igualdade, a tolerância, a cooperação e não violência. Esta data começou por se comemorar apenas Espanha, mas depressa foi acolhida internacionalmente.
 
Apesar do empenho de várias organizações internacionais que lutam pela paz, vive-se atualmente um período conturbado, marcado pelo aumento de conflitos e guerras, com consequências devastadoras para os povos envolvidos e com  consequências imprevisíveis e dimensão planetária.
 
É necessário denunciar e combater as injustiças e todas as formas de opressão e exigir a resolução pacífica dos conflitos internacionais.
 
A educação para a Paz deve, por isso, merecer o empenho de todos.
 
Assim, promover o diálogo e a comunicação entre todos, impedir situações de bullying, incrementar o espírito de solidariedade e o respeito pelos outros são objetivos deste dia.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 
 
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se a 3 de dezembro. 
 
Com esta comemoração,  promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), pretende-se promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência,  mobilizar a defesa pela dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência e aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.
 
O tema  da ONU de 2017 é "Transformação para uma Sociedade Sustentável e Resiliente para Todos."

Colabora  e constrói uma sociedade aberta à diferença e à diversidade!

Consulta o programa da nossa escola aqui:  PROGRAMA 3 de dez 2017.pdf (319754)

 
E continua a ler aqui!
 
 

 Dia Universal dos Direitos da Criança 

20 de novembro de 2017 

 

"O #DiaUniversaldaCriança não é apenas uma hashtag: é um apelo à ação para as crianças pelas crianças – um apelo a um futuro melhor para todas as crianças…" (UNICEF) 

 Façamos a diferença! 

GUIA PARA PROFESSORES

Visita de Daniel Completo 
 

Na quinta-feira passada, dia 12 de outubro, a nossa escola recebeu com grande entusiasmo o autor/ intérprete Daniel Completo. 

O cantor que dá voz e música aos poemas de Luísa Ducla Soares animou e encantou as dezenas de alunos Pré-escolar, 1.º Ciclo e Educação Especial.

Este  encontro, dinamizado pela Biblioteca Escolar, contou com duas sessões que decorreram de forma muito animada. Os alunos cantaram e coreagrafaram muitos dos poemas da grande escritora portuguesa. 

No final, o cantor respondeu a todas as questões colocadas, satisfazendo a curiosidade dos presentes.  

Foi, sem dúvida, um encontro inesquecível!

 

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR - 23 DE OUTUBRO DE 2017

 

O Dia da Biblioteca Escolar celebra-se na quarta segunda feira do mês de outubro.

Com esta celebração, que se iniciou em 1999, pretende-se destacar a importância das bibliotecas escolares na educação e promover o gosto pela leitura.
 
Como sabes, as bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas, visto que uma das suas principais funções consiste em promover a leitura e a criação de hábitos regulares de estudo, não só através dos livros, mas também através da realização de atividades diversificadas. De facto,  é inquestionável o papel que a leitura desempenha no desenvolvimento pessoal, social e escolar  dos alunos.
 
Todos juntos por uma educação inclusiva 
 
No dia 5 de outubro, feriado nacional, comemorou-se o Dia Mundial do Professor, uma data instituída pela Unesco em 1994. 
 
Com esta celebração anual, pretende-se homenagear todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.
 
“Os professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação.”
Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO.

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS 

 

O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio. Neste dia,  criado para homenagear os autores das diferentes áreas artísticas, assinala-se também o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
 
Para celebrar esta efeméride, realizam-se por todo o país  diversas atividades promoção e incentivo à leitura realizadas nas escolas e  bibliotecas escolares.
 
 

Dia da Mãe

 

Em Portugal, o Dia da Mãe celebra-se no primeiro domingo do mês de maio, em homenagem à Virgem Maria.
 
A data homenageia todas as mães- Nesse dia, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães para mostrarem o seu amor, carinho e afeto.
 
Pequeno Poema
 
Quando eu nasci, 
ficou tudo como estava. 
 
Nem homens cortaram veias, 
nem o Sol escureceu, 
nem houve estrelas a mais... 
Somente, 
esquecida das dores, 
a minha Mãe sorriu e agradeceu. 
 
Quando eu nasci, 
não houve nada de novo 
senão eu. 
 
As nuvens não se espantaram, 
não enlouqueceu ninguém... 
 
Pra que o dia fosse enorme, 
bastava 
toda a ternura que olhava 
nos olhos de minha Mãe... 
 
Sebastião da Gama, in 'Antologia Poética' 

 

Dia Internacional da Mulher - 8 de março

 
O mar dos meus olhos
 
Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma
E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes
 
Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os homens...
Há mulheres que são maré em noites de tardes...
e calma
Sophia de Mello Breyner Andresen, in Obra Poética
 

Inserida nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, a palestra "Os caminhos que cruzei como mulher e as mulheres que se cruzaram no meu caminho", realizou-se no auditório do agrupamento, no dia 8 de março, pelas 10 h 20 m.

Num discurso emocionado, a Dr.ª Rosa Menezes, Inspetora da Educação, partilhou com os alunos do 10.º e do 11.º anos as suas vivências e experiências, destacando o papel da sua família na construção do seu percurso pessoal e profissional e a convivência com as mulheres timorenses durante o período em que trabalhou em Timor-Leste. Ler mais

 

VISITA DE ESTUDO 
 
No dia 7 de março, os alunos da UEEA acompanharam os colgas dos cursos profissionais numa visita de estudo à Fábrica de Carnes Monteiro, em ílhavo. 
Depois do almoço na Escola profissional de Vagos, visitaram o Museu do Brincar. Aí puderam interagir com o espaço e viajar pelo brincar de outros tempos no papel de piratas, navegadores, príncipes e muito mais.
Para terminar o dia da melhor maneira, os alunos despediram-se da belíssima cidade de Aveiro durante o passeio de barco moliceiro pela ria. 
 
 

Aulas com sabor

Todos juntos podemos ler e saborear. Eis a prova. 

 

1. Aula de Inglês - UEEA

Aula de Inglês - UEEA

2. Aula de culinária - confeção de um bolo de ananás para celebrar um aniversário.

 

Carnaval 

Os alunos criaram máscaras e adereços para os seus disfarces e participaram no desfile da escola.  

Dia de S. Valentim 
 
Para celebrar o dia mais romântico do ano, os alunos com CEI elaboraram, sob a orientação da professora Amélia Fonseca, belos presentes e organizaram a venda “ Fui eu que fiz”. 
 
 

"La chandeleur "

 

No dia 2 de fevereiro, comemorou-se  "La chandeleur" (do latim candelaria - candeia), uma tradição cuja origem remonta à antiguidade Romana em que se fazia uma festa em honra do deus Pã, deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. A partir do século XIV, esta festa passou a ser associada a Nossa Senhora das Candeias.
 
Esta celebração acontece 40 dias após o Natal e,  atualmente,  a tradição é fazerem-se crepes com a forma da Lua, a última lua nova de inverno, sendo como que um apelo ao regresso da primavera, após o inverno.
 
   
 
Não te esqueças de provar os crepes confecionados pela turma do Curso Profissional de Restauração Cozinha e Pastelaria!

23 de janeiro - Dia Mundial da Liberdade

 

Em Portugal, o Dia da Liberdade celebra-se, como todos sabem, a 25 de abril, porém a data internacional, criada pela ONU e proclamada pela UNESCO, para comemorar a LIBERDADE é o dia 23 de janeiro.

                   

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro de 2016 

 
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência  celebra-se anualmente a 3 de dezembro. Esta comemoração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
 
A data tem como principais objetivos a promoção de uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas e a sensibilização para os  benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. 
 
Todos os anos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico. Em 2016 o tema é "Alcançando 17 metas para o futuro que queremos", que chama atenção para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.
 
Imbuídos deste espírito, os docentes da Educação Especial com a colaboração da Bibiioteca Escolar e de alguns docentes do ensino regular assinalaram esta data, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, com a realização de várias atividades. 
 
 

E tu, gostarias de poder contribuir com as tuas ideias para um futuro melhor? 

Se respondeste afirmativamente, arregaça as mangas e aceita o seguinte desafio. 

O que podemos fazer para tornar a sociedade mais inclusiva?

Redige um pequeno texto e/ ou elabora um desenho numa folha A4 sobre este tema e entrega-o na BE. 

 

Os trabalhos apresentados deverão obedecer aos seguintes requisitos:
 
a) O tema deverá ser “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – o que se pode fazer para tornar a sociedade mais inclusiva”; 
 
b) Os textos e/ ou desenhos deverão ser apresentados numa página A4;
 
c) Os textos e/ ou desenhos deverão ser entregues na BE (Biblioteca da Escola Sede) ou enviados por e-mail para becanas@gmail.com, após o dia 3 de dezembro até ao dia 16 de dezembro;
 
d) Os textos e/ou desenhos podem ser elaborados individualmente ou em grupo; 
 
e) Cada trabalho deve ser identificado com o nome, n.º e turma do(s) aluno(s) participantes.
 
Participa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Dia Mundial da Alimentação comemora-se no dia 16 de outubro.

Neste dia, assinala-se a data de nascimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pretende-se alertar para a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
 
O tema do Dia Mundial da Alimentação em 2016 é O Clima está a mudar. A Alimentação e a Agricultura também têm de mudar.
 
Este ano é proposto às escolas um conjunto de desafios, que visam motivar a investigação acerca de diversos aspetos relacionados com o tema e incentivar ao aparecimento de propostas concretas (como as eco-lancheiras e as eco-ementas) que possam vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e jovens.

Para saberes mais, clica aqui!

 

Outubro- mês internacional das bibliotecas escolares
 
Como sabes, as bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento. Se percebermos  como funciona, se a descodificarmos, seremos capazes de ter ideias que ajudem a torná-la (ainda) melhor.
 
O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) foi "Aprende a descodificar o teu mundo".
 
Em 2016, o Dia da Biblioteca Escolar celebra-se no dia  24 de outubro.
 
O concurso de ideias “Aprende a descodificar o teu mundo” é a iniciativa que a RBE lança este ano para assinalar o MIBE. 
 
O desafio consiste em apresentar uma ideia inovadora, que se consubstancie na criação de um produto ou ideia de melhoria de um serviço, relacionado com uma das áreas de trabalho da biblioteca escolar.
 
Até 31 de outubro, os alunos são desafiados a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. Cada agrupamento/ escola não agrupada pode candidatar-se a este concurso, com a proposta que considerar melhor, de acordo com o regulamento anexo. A ideia vencedora, bem como os seus autores, serão premiados. 
 
Visita a tua biblioteca e participa nas atividades!

 

Visita de estudo- Museu Marítimo de Ílhavo 

 

No dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, um grupo de alunos com Necessidades Educativas Especiais deslocaram-se a Ílhavo para visitar o Museu Marítimo e o Navio-Museu Santo André.  

Clica aqui para saber mais.

 

Semana da Leitura 2016

 

Na 10.ª edição da Semana da Leitura, de 14 a 18 de março, o PNL convida "as escolas a celebrar a leitura, o prazer de ler e a criarem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS de Leitura."

Consulta aqui o regulamento e concorre. 
Visita de Estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa
 
 
No dia 11 de fevereiro, eu, os alunos da UEEA e os do Curso Profissional de Animação, acompanhados pelas professoras Cristina e Carla, pelo professor César e pelas assistentes operacionais D. Paula e D. Amélia, fomos visitar o Jardim Zoológico de Lisboa.   
Durante a viagem cantámos canções e parámos na área de serviço de Leiria para comer. A viagem foi muito divertida, mas muito longa.
Quando chegámos ao zoo, fomos almoçar e comemos ao pé dos crocodilos. Depois, fomos passear pelo jardim para esticar as pernas e ver alguns animais. Vimos leões, tigres brancos, macacos, flamingos (para quem não sabe, os flamingos são umas aves cor de laranja que comem apoiadas numa só perna), rinocerontes, elefantes, girafas, etc.  Ler mais...
 
Rúben Castanheira, n.º 13, 6.º B
 
 

3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de dezembro celebrou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para assinalar esta data e sensibilizar toda a comunidade escolar para os direitos das pessoas com deficiência, a Biblioteca Escolar e o Departamento de Educação Especial promoveram e dinamizaram diversas atividades.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Palestra*
 
“A deficiência e a Escola: um abraço amigo ou uma discriminação?”

Num discurso leve e interativo, a Dr.ª Ana Cristina Pinheiro, antiga aluna desta escola, partilhou com os alunos do 5.º C e do 6.º B a sua experiência pessoal como portadora de deficiência auditiva e as suas batalhas no percurso de vida. Ao longo da sessão, promoveu, também, o gosto pelo ensino e a empatia entre os elementos da comunidade escolar, enfatizando a luta contra a discriminação e o bullying.

Ler mais

Ação de Formação 
Metodologias e estratégias de alfabetização inclusiva e comunicação universal
  No passado dia 18 de novembro, realizou-se, na Escola Sede do Agrupamento, a ação de formação “Metodologias e estratégias de alfabetização inclusiva e comunicação universal”, organizada pelo Departamento de Educação Especial, no âmbito do projeto Todos Juntos Podemos Ler.
  Durante a sessão, dinamizada pelos  formadores João Trigo e Mariana Teixeira, foram apresentadas metodologias e estratégias de aprendizagem através do método EKUI (Equidade, Knowledge, Universalidade, Inclusão). 
  Ao longo da sessão, partilharam-se experiências, metodologias e estratégias de ensino/ aprendizagem da leitura e da escrita.  

Encontro Regional - Todos Juntos Podemos Ler     

     No dia 10 de novembro, o nosso Agrupamento participou no Encontro Regional realizado no âmbito do Projeto "Todos Juntos Podemos Ler", na Escola E.B. Silva Gaio, em Coimbra.

   Neste encontro, partilharam-se as práticas inclusivas, em especial as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas, no âmbito do Projeto, ao longo do ano letivo 2014/ 2015, mostrando que a Biblioteca Escolar (BE), pelas condições de espaço e de materiais que disponibiliza, potencia inúmeras possibilidades de aprendizagem, proporciona igualdade de oportunidades e é um recurso fundamental na promoção e desenvolvimento das diferentes literacias e na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, sociais e culturais. 

Ler mais...

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação*

  

No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Na sala de Educação Especial, foi abordada a importância da alimentação. Iniciámos o tema descrevendo o nosso tipo de alimentação, concluindo que esta não é a mais saudável, uma vez que não é completa, equilibrada e variada. Os alunos construíram uma Roda dos Alimentos, decoraram a mesa com frutos do outono e fizeram uma salada de frutas. Ler mais...

  

*Texto escrito pela professora Manuela Ambrósio 

Outubro... Mês Internacional da Biblioteca Escolar

 

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).
 
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu a data 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.
Para este ano, são propostos dois desafios:
1 – TOCA A TWEETAR [+]
2 – CELEBRANDO O MIBE [+]
 

Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

No sentido de sensibilizar a comunidade local para a importância da prevenção da violência infantil e promover um maior envolvimento na denúncia dos maus tratos infantis, a Câmara Municipal de Nelas e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Nelas associaram-se à iniciativa Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, através da realização de diversas acções de divulgação e informação.

No dia 30 de Abril, decorreu, na Biblioteca Municipal de Nelas, pelas 21h00, a Palestra “Prevenção de Maus Tratos Infantis”.
 
Seguiu-se a inauguração da Exposição composta por desenhos e trabalhos manuais elaborados pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas.
 
Durante esse dia, os alunos da UEEA do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim colocaram nos carros estacionados perto da escola um laço azul, símbolo da luta contra a violência infantil.
 

FEIRA DO LIVRO  E SEMANA DAS LÍNGUAS 2015 

 

De 13 a 17 de abril, realizou-se na nossa escola mais uma edição da Feira do Livro aberta a toda a comunidade escolar.

Além dos atrativos descontos, os alunos e a comunidades escolar em geral  puderam, ainda, contar com inúmeras atividades de leitura, escrita, teatro, música, poesia, exposições, animações, etc., realizadas no âmbito da Semana das Línguas que, este ano, surgiu integrada na Feira do Livro.  

 

SEMANA DA LEITURA 2015 

   

     Decorreu de 16 a 20 de março mais uma edição da Semana da Leitura. Este ano o tema proposto pelo Plano Nacional da Leitura foi “Palavras do Mundo”.

    Com o intuito de promover o gosto pela leitura, sublinhando as dimensões do prazer e da festa,  a Biblioteca Escolar (BE), numa organização conjunta com os professores, técnicos e alunos, convidou toda a comunidade escolar a celebrar as “Palavras do Mundo” através de diferentes manifestações estéticas: poesia, teatro, música, declamação, pintura, ilustração, debate, etc. 

     A equipa da BE agradece, uma vez mais, a todos os professores, técnicos, alunos, assistentes operacionais, pais/ encarregados de educação e toda a comunidade escolar que contribuíram para que a semana da leitura 2015 fosse uma festa pautada pela alegria e boa disposição. 

Páscoa Feliz!    

POESIA E NATUREZA

Ler por aí

 

Para comemorar o Dia Mundial da Poesia e o Dia mundial da Árvore e da Floresta, os alunos das turmas A e B do 7.º ano, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular “Floresta/ Ambiente” da disciplina de Português, participaram na atividade “Ler por aí”, nas imediações da escola.

Como a Natureza foi e continua a ser uma fonte inesgotável de inspiração para os poetas, foi proposto aos alunos que selecionassem, recolhessem e preparassem a leitura expressiva de poemas que celebrassem a Natureza.

No dia 21 de março, os alunos presentearam as pessoas que se encontravam nas imediações da escola com esses e outros poemas e, em troca, receberam sorrisos e alguns aplausos.